Skip to content

Como declarar imposto de renda online 2019

Declarar imposto de renda é obrigatório para quem não percebe rendimentos dentro da faixa de isenção, que é para até R$ 1.903,98 mensais, ou um total anual de R$ 22.847,76. Fazer a declaração é uma dor de cabeça para muitas pessoas e algumas optam por deixar a cargo de um contador. Mas, a tarefa ficou um pouco mais simples, com o avanço das tecnologias. Vamos aprender como declarar imposto de renda online e emitir o Darf Online.

Sem dúvidas, a maior vantagem de fazer a declaração do imposto de renda corretamente é receber a restituição devida quando o imposto foi retido na fonte. Isso acontece quando há gastos específicos que dão direito à restituição, previstos na legislação específica. Por isso, é importante que você guarde todos os comprovantes de pagamentos e fique bem atento na hora de preencher os formulários.

Veja os gastos que dão direito à restituição do imposto de renda

Os gastos com saúde são dedutíveis do imposto de renda. Quase tudo o que se gasta com saúde entra na lista, exceto procedimentos estéticos que não provam ter ligação direta com a saúde física e mental dos pacientes.

Contribuintes que declaram ter dependentes também tem desconto no valor do imposto. Para cada dependente, há uma dedução de mais de 2 mil Reais na base de cálculo anual do tributo.

Gastos com educação e pensões alimentícias também são dedutíveis, mas fique atento, pois tudo deve ser comprovado com recibos de pagamentos. No caso das pensões alimentícias, é preciso que o acordo dos valores esteja homologado em cartório ou sejam pagos em cumprimento de valor determinado em decisão judicial.

Há ainda a dedução de valores pagos à previdência oficial do Governo – INSS e, caso o contribuinte da previdência pública também opte por um plano de previdência privada do tipo PGBL – Plano Gerador de Benefícios Livres, também pode ser abatido, porém limitado a 12 % dos rendimentos do indivíduo.

 

Restituição do imposto de renda

Como declarar imposto de renda online 2019 pelo celular ou computador

Sabendo o que você pode abater do seu imposto de renda, é hora de vermos como fazer a declaração. O prazo para declarar o imposto de renda em 2019 vai de 1º de março ao último dia útil de abril, que cai numa terça feira, dia 30.

A Receita disponibilizou há alguns anos mais uma forma de preenchimento e entrega de declaração de imposto de renda pessoa física – IRPF, mais prática, o aplicativo Meu Imposto de Renda, da Receita Federal do Brasil, na Play Store ou na loja da Apple, para fazer a declaração pelo aparelho de celular.

Também já era possível fazer a declaração pelo computador, de forma totalmente online. Basta aguardar a liberação do download do programa anual pela Receita Federal. Isso mesmo, todos os anos a Receita lança uma versão nova do programa a ser utilizado para fazer as declarações de ajuste daquele ano. Em 2019, a liberação do programa está prevista para fevereiro. Basta fazer o download e seguir os passos.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *